sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Cursilho

1- DESCRIÇÃO DO MINISTÉRIO - HISTÓRICO

O Movimento Cursilhista propaga o ensino de Jesus Cristo, como está escrito na Bíblia: "o reino de Deus é semelhante a um grão de mostarda, que é a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que todas as hortaliças, e deita grandes ramos a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra." (Marcos 4:30, 32)

Este Movimento começou no final dos anos 40 do século XX. Sensibilizados pela generalizada destruição resultante da Segunda Guerra Mundial, alguns sacerdotes e leigos juntaram esforços para restaurar nas pessoas a consciência cristã, substituída pelos valores seculares. Um dos principais fundadores do Movimento Cursilhista foi o jovem leigo espanhol Eduardo Bonnin.

Os primeiros "Três Dias", vivenciados conforme fazemos hoje, ocorreram em janeiro do ano de 1949 no Mosteiro de San Honorato, localizado na ilha espanhola de Majorca.

A ideia do Cursilho foi defendida pelo bispo Juan Hervas, da Igreja Católica Romana, e o Padre Gabriel Sergue escreveu "Origens do Cursilho Cristão, 1941 – 1949", o primeiro livro sobre o assunto.

Originário da Igreja Católica Romana, o Cursilho logo se enquadrou, fácil e rapidamente, em outras denominações Cristãs e é hoje um movimento propagado no mundo. Seus participantes são incentivados a comunicar o valor do Cursilho a todos os seres humanos e não somente aos membros da sua própria Igreja, a fim de que muitos possam, independentemente da sua denominação religiosa, desfrutar os benefícios espirituais contidos na mensagem desse Movimento.
Nos Estados Unidos, o primeiro Cursilho se deu em 1954, e até 1961 seu idioma oficial foi o espanhol. Seguiram-se adequações ao idioma e à cultura de cada país, sem que a essência da ideia do Cursilho fosse alterada, pois a prioridade é o treinamento de novos líderes cristãos.
Em 1972, alguns membros da Igreja Episcopal americana, ao lado de outros evangélicos de variadas filiações, organizaram o primeiro Cursilho ecumênico, então denominado de "Três Dias", porque autoridades da Igreja Romana nos Estados Unidos impediram a utilização do nome "Cursilho" por pessoas não católicas. Esse movimento "Três Dias" chegou ao estado de Connecticut em 1975, levado por vários pastores e leigos da Igreja Episcopal. Foi assim que uns cinquenta congregados consolidaram o Cursilho Episcopal.

2 - HISTÓRIA DO CURSILHO NA IGREJA EPISCOPAL NO BRASIL

O Cursilho de Cristandade é um movimento de Igreja que, por método próprio, viabiliza a vivência dos ensinamentos cristãos. Dessa maneira, grupos cristãos levam o fermento do Evangelho aos mais diversos ambientes, ajudando pessoas na descoberta e na realização de vocações trabalhadas à luz do Evangelho.
O Cursilho Episcopal é derivado do Cursilho Católico Romano. Utiliza expressões do idioma Espanhol como Cursilho, que significa "pequeno curso", Rollos em vez de palestra e Decúrias para designar a reunião dos grupos.

Usualmente o Cursilho começa na 5ª feira à noite e termina às 20h00 do Domingo. Durante esses três dias, seus participantes convivem e estudam juntos, compartilhando o aprofundamento de sua fé e da conscientização da responsabilidade social e religiosa do cristão.

O Cursilho Episcopal é aberto a todos que desejam se fortalecer para a caminhada com o Senhor Jesus, confiados no poder da oração, na bênção do Espírito Santo de Deus e na plena realização da sua liderança.

O Guia do Peregrino, pequeno livro devocional, ajuda o Cursilhista em sua caminhada de oração. Incentiva a busca de maior intimidade com Deus, oferece roteiros de estudo, inclui salmos, reflexões, louvores e um programa diário de leitura bíblica.

A canção símbolo do Cursilho, denominada DE COLORES, significa "cheio de cores, colorido, tecnicolor", é cantada em todos os países onde se realizam Cursilhos.
O GALO, que anuncia cantando o alvorecer de cada novo dia, assemelha-se ao que este Movimento faz em nossa vida e, por isso, se tornou o emblema do Cursilho Masculino. Já a BORBOLETA simboliza o processo de transformação e conscientização das participantes do Cursilho Feminino. Galo e borboleta são representações da alegria e da renovação de quem passa a viver na graça e no amor de Deus.

2.1 - O CURSILHO EPISCOPAL NA CATEDRAL DA TRINDADE

Em 1981/82, o então pastor Paulo Ruiz Garcia e família residiram nos Estados Unidos, onde ele participou da equipe da St. Paul's Episcopal Church, em Darien - Connecticut, liderada pelo renomado Rev. Terry Fullam. Foi quando o nosso futuro Arcebispo e sua Márcia participaram de um Cursilho Episcopal realizado pela Diocese de Connecticut. D. Márcia já havia feito o 1º Cursilho Jovem na Igreja Católica, em Campo Grande – MS, experiência que marcou, profundamente, a sua vida religiosa. Esse Cursilho de Connecticut acendeu no coração de D. Paulo e D. Márcia o desejo de estender esse Ministério aos evangélicos brasileiros, e nisso tiveram, então, todo o apoio da comunidade americana que os estava acolhendo.

Assim, durante a 34ª Reunião Sinodal da Igreja Episcopal do Brasil, realizada em São Paulo, em julho de 1982, foi aprovada a proposta da Diocese Setentrional, visando a implantação do Ministério de Cursilhos em nossa comunidade denominacional. O primeiro Cursilho da Paróquia da Santíssima Trindade, realizado em julho de 1984, contou com o amoroso apoio presencial de representantes da comunidade episcopal de Connecticut. Hoje, nossa Catedral da SS Trindade faz, anualmente, dez Cursilhos, sendo cinco masculinos e cinco femininos.

3- PROPÓSITO DO CURSILHO

• Espalhar o evangelho em todos os ambientes;
• Concretizar Cristo no cotidiano de nossas vidas;
• Construir uma relação vertical com Deus e horizontal com as pessoas;
• Demonstrar inquietação social;
• Descobrir seus Dons e colocá-los a serviço da comunidade.

4 – DATAS DE REALIZAÇÃO DOS CURSILHOS EM 2012

Em RECIFE:
MASCULINOS
87º CEM – 29.03 a 01.04
88º CEM – 31.05 a 03.06
89º CEM – 26 a 29.07
90º CEM – 27 a 30.09
91º CEM – 08 a 11.11
FEMININOS
98º CEF – 26 a 29.04
99º CEF – 28.08 a 01.07
100º CEF – 30.08 a 02.09
101º CEF – 18 a 21.10
102º CEF – 29.11 a 02.12

Em BRASÍLIA:
MISTO
2º CEM – 14 a 17.06
3º CEM – 06 a 09.12

5 – INTEGRANTES DO SECRETARIADO E SECRETARIA DO  
      CURSILHO DA CATEDRAL DA TRINDADE - IECB.

INTEGRANTES FUNÇÕES
Lino e Marivone Coordenação e Patrimônio
Geraldo e Sandra Finanças
Luciano e Patrícia
Zé Henrique e Luiza (Luca)
Pré-Cursilho
Ângelo e Lídia
Solano
Elze
Uyara
Pós-Cursilho
Albuquerque Pereira Secretário do Cursilho

6 – CAPELÃO:
Arcebispo Dom Paulo Garcia

7 – REUNIÕES PREPARATÓRIAS:
Todas as terças-feiras na Catedral da Trindade.

8 – OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES
Uma das principais metas da Catedral da Trindade é apoiar a implantação do Cursilho de Cristandade, o que já fez em Caruaru, Petrolina, Juazeiro da Bahia, João Pessoa, São Paulo e Porto Alegre.

O Movimento Cursilhista, graças à sua proposta dinâmica de disseminação do Evangelho, cada vez mais se expande e atrai novas denominações evangélicas nacionais. Do seu começo, em 1984, até agora, mais de 16.000 pessoas foram abençoadas por esta maravilhosa obra do Espírito Santo.

Segundo João 3.8, "O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito".
A oração de nosso Arcebispo D. Paulo Garcia é para que o Cursilho seja um novo amanhecer na existência de quantos tenham a oportunidade de vivenciá-lo.
Adaptado de textos escritos pelos: Arcebispo Primaz da IEC–D. Paulo Ruiz Garcia e Revmº Bispo Edmund Knox Sherril

Nenhum comentário: