sábado, 17 de março de 2012

Boletim - 18/03/2012


UM OLHAR SOBRE A QUARESMA!


Meus queridos, estamos a apenas duas semanas da Semana Santa, que iniciará com o Domingo de Ramos. Se no Natal nós vivemos a expectativa do nascimento do menino Deus, na Páscoa, nós vivemos a expectativa do sofrimento do Filho de Deus - e Ele sofreu em meu, em seu, em nosso lugar. Os 40 dias que antecedem a Páscoa, no calendário litúrgico cristão, se constituem num verdadeiro chamado à reflexão, mas também ao aprofundamento da nossa espiritualidade e compromisso com o Cristo que sofreu em nosso lugar. Eis, então, o verdadeiro sentido e propósito do tempo da Quaresma: conduzir-nos a uma reflexão sobre o conteúdo e profundidade da nossa fé e da nossa experiência com Cristo!

Neste contexto, nós devemos usar esses dias para oração, meditação e leitura da Palavra de Deus. Pela leitura, por exemplo, nós temos a oportunidade de resgatar, de trazer ao nosso presente, a história passada dos tempos bíblicos. Mas ler apenas não será suficiente. Nós precisamos recuperar essa história numa perspectiva de atualiza-la em nossas vidas. Este, sim, é o grande desafio e o verdadeiro sentido do tempo da Quaresma! Deixe-me dar um exemplo do que quero dizer: Façamos uma reflexão sobre o julgamento de Jesus. Quando Pilatos oferece ao povo a possibilidade de escolha entre o Cristo de Deus ou Barrabás, isto deve me tornar consciente de que um homem injusto e condenado à morte foi libertado, porque um justo foi condenado em seu lugar. Mas o ponto aqui, meus queridos, é que Barrabás, na verdade, representa toda a humanidade. Noutras palavras, aqui nós temos uma metáfora do que aconteceu de fato: o justo foi condenado no lugar dos injustos.

Ora, a consciência deste fato deve nos tornar pessoas mais conscientes do que aconteceu na Páscoa; deve nos tornar pessoas mais conscientes da nossa verdadeira condição; deve nos tornar pessoas mais sensíveis e agradecidas. Esse tipo de "exercício espiritual" - naquilo que quero chamar de "academia da alma" - nos coloca em sintonia com o verdadeiro sentido da Quaresma. Quando temos essa consciência, então, a Quaresma se torna uma grande oportunidade de crescimento espiritual! Que o bom Deus nos abençoe!

Rev. Roberto Schuler
__________________________________________________________________

NOTÍCIAS

BATISMO - Isaac e Maria Cristina, pais de João Rafael Cavalcante Torres;  Rafael e Flávia, pais de Maria Eduarda e Maria Luisa Sales Silva, conduzirão seus filhos ao Altar para receberem, no Culto das 10h, o sacramento do Batismo. Que João Rafael, Maria Eduarda e Maria Luisa sejam vasos nas mãos do Senhor durante toda vida, é a nossa oração.

VIAGEM EPISCOPAL - Dom Paulo Garcia está hoje na cidade de Tubarão (SC) recepcionado o Rev. Julio Zamparetti Fernandes como Ministro da Igreja Episcopal Carismática e toda a congregação que ele pastoreia naquela cidade. Amanhã seguirá para a cidade de Caxias do Sul (RS) quando fará sua visita à Paróquia de São Miguel, cujo Reitor é o Rev. Eurico Daudt. Seu retorno está previsto para 5ª feira. Ele segue acompanhado de sua esposa, Márcia.

SUPERANDO LIMITES - O mais novo Ministério desta Catedral que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos portadores de necessidades especiais já está funcionando, com aulas durante a semana. Informações com o Rev. Marcio Gondim (fone: 9152.3738).

SETEC - Saiba mais sobre a Historia da Igreja Cristã, matriculando-se no módulo oferecido pelo nosso Seminario ’’Espiritualidade dos Pais da Igreja’’. Ministração: Pe. Alexis Peña-Alfaro e Pe. Jário Carlos. Dias 26 - 27, 29 - 30 de março, das 19h30 às 22h, na Capela. Inscrições na Secretaria do SETEC com Ana Cristina ou pelo telefone: 3426.2597. Investimento R$ 50,00.

ENCONTRO DE CASAIS - Iniciaremos nesta 6ª feira (dia 23) o 96º Encontro de Casais com Cristo. Ele será realizado no Espaço Cristão de Eventos "Chalés de Aldeia" e será coordenado por Ricardo e Graça. Fichas estão disponíveis com os Introdutores ou na Secretaria. Você ainda pode inscrever-se ou abençoar um casal amigo.

87º CEM - O Cursilho propicia um encontro conosco mesmo, um encontro com Deus e um encontro com o próximo. Participe, descubra seu valor interior, fortaleça sua fé e saia ao encontro do outro para servir. O próximo Cursilho Masculino que será realizado nos dias 29 de março a 01 de abril. Reitor: Rocine Millet. Ficha de inscrição com os Introdutores ou na Secretaria. Informações com Albuquerque Pereira, no Centro Diocesano, (fone: 3241.0091).

EMA - VOCÊ NÃO PRECISA, VOCÊ MERECE! - Aceite o desafio de colocar em moda a felicidade. Descubra uma nova alegria de viver a dois participando do 66º EMA, que será realizado nos dias 20 a 22 de abril. Para maiores informações compareça a Reunião de Motivação, no dia 04 de abril, às 20h, mas você pode fazer sua inscrição antecipadamente. Informações sobre o valor do investimento, contate Janete Salviano (fone: 8802.9700).

VIAGEM - Dom Paulo Garcia integrará o grupo que viajará para Madri, a fim de participar da Convenção Internacional da nossa Igreja em julho. Ele também seguirá viagem para França e Portugal. Procure Glicia Borba e obtenha todas as informações. Telefone: 3465.4022.

RESSURREIÇÃO - No Domingo de Páscoa (dia 06 de abril), às 6h, receberemos centenas de pessoas que deixarão suas casas logo cedinho e se reunirão para adorar a Deus e agradecer pelo milagre da ressurreição de Cristo. Logo após o Culto é servido um farto e delicioso café da manhã organizado pela AME, mas fornecido pela comunidade. Ligue para Gerusa Bezerra de Melo (fone: 3268.7334) ou Luiza Nery (fone: 3251.2167) e ofereça sua doação.

ENCONTRO DE JOVENS - Destinado àqueles que desejam viver uma vida cristã conseqüente, conviver harmoniosamente em família e fazer diferença num mundo tão cheio de valores invertidos. O 76ª EJC será realizado nos dias 13 a 15 de abril, no ECE "Chalés de Aldeia". Não demore, pois as vagas são limitadas. Fichas com os Introdutores.

CURSILHO FEMININO - As reuniões preparatórias ao 98º CEF já estão sendo realizadas sob a liderança de Gloria Cedraz e a inspiração do Espírito Santo de Deus. Inscreva-se ou a sua candidata. Data: 26 a 29/04. Para maiores informações ligue para: 3241.0091.

PEDIDOS DE ORAÇÃO - Faça sua solicitação preenchendo as fichas disponíveis que se encontram nas caixas dos envelopes de contribuição. Seu pedido será repassado para as reuniões de oração, Vigília e colocados diante do Trono de Deus durante toda a semana. Quando a bênção chegar, por favor, compartilhe conosco.

BOLETIM - Se você chegou antecipadamente ao Culto, recebeu seu Boletim e teve oportunidade de lê-lo, parabéns!  Mas se você chegou depois do início da celebração, pedimos que não leia durante o Culto, especialmente no momento do sermão. O Boletim contém nossas informações para você, mas o Sermão revela a mensagem de Deus para você.

Nenhum comentário: